terça-feira, 11 de setembro de 2012

Onde estão os TEATRO ?


Onde estão os TEATRO ?

Dez shoppings de São Paulo possuem "teatros-fantasma" aprovados com benefício fiscal, uma forma de estimular a cultura na cidade.

Procure um teatro no shopping Santa Cruz. Faça o mesmo no shopping Morumbi. No Itaquera. No Boulevard Tatuapé. No Penha. Pode procurar. Não vai achar. Esses teatros, que tiveram incentivo econômico da prefeitura para serem construídos, só existem no papel.

Dez shoppings de São Paulo possuem "teatros-fantasma" aprovados com benefício fiscal, uma forma de estimular a cultura na cidade.
...
Também estão nessa situação os shoppings Iguatemi JK, Vila Olímpia, Jardim Sul, Pátio Paulista e Mooca Plaza.

Na maioria dos casos, onde deveria haver teatro, há praça de alimentação ou espaços vazios, usados como depósito ou "área técnica".

Em outros, os shoppings dizem que negociam o espaço com alguma empresa.

A situação revela um desfalque nos cofres da prefeitura e mostra a incompetência da fiscalização municipal.

Pela legislação atual, as áreas destinadas a teatros não são computadas pela prefeitura para o cálculo da outorga onerosa, uma taxa a ser paga ao município de acordo com a construção.

Desde 2003, o benefício foi ampliado para os cinemas: todo shopping que tem um projeto de teatro aprovado ganha o direito de construir um cinema na mesma proporção sem pagar a outorga.

Alguns shoppings, porém, obtiveram o benefício, construíram os cinemas --que atraem público maior e são mais rentáveis--, mas não fizeram até agora os teatros.

O dinheiro que a prefeitura deixou de receber não é pouco. O Pátio Paulista, por exemplo, pagou R$ 6,5 milhões para ter uma reforma autorizada em 2009.

O teatro e o cinema, se não tivessem recebido a isenção, custariam R$ 5,6 milhões.

Esse dinheiro seria destinado a um fundo que financia obras de infraestrutura.

Desde 1991, todos os shoppings da cidade com mais de 30 mil m² são obrigados a ter ao menos um cinema e um teatro com 250 lugares cada.

Resposta

Os shoppings dizem que as áreas para teatros estão disponíveis, mas que estão fechadas aguardando negociação com empresas do ramo. Apenas o Iguatemi JK informou a localização exata do futuro teatro, área que está fechada.

O Morumbi e o Vila Olímpia disseram que "a área aprovada exclusivamente para a operação de teatro encontra-se livre para esse destino".

O Penha informou que tem uma área reservada para teatro, desocupada porque o empreendimento "não tem um operador especializado".

O Pátio Paulista informou que o teatro ainda está em construção.

O Metrô Itaquera informou que não obteve benefício fiscal.

Metrô Santa Cruz, Mooca Plaza, Jardim Sul e Boulevard Tatuapé não responderam.

A prefeitura diz que notificou o Morumbi e o Santa Cruz e que a situação dos demais shoppings é regular, pois as áreas continuam reservadas, apesar de não estarem prontos.

FONTE: http://agitadorcultural.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, volte sempre.