sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DOROTÉIA


DOROTÉIA
Classificação – Ótima


Dorotéia, escrita em 1949 por Nelson Rodrigues, é uma peça mítica. Considerado um dos maiores fracassos de Nelson nos anos 50 já era esperado devido a sociedade conservadora da época.
Considerada uma peça de difícil realização, por críticos e profissionais do teatro, por apresentar muitos problemas interpretativos, foi pouco encenada,  rotulada por Sábato Magaldi como a quarta e última peça dentre as “peças míticas”.

Mesmo sendo considerada uma peça de difícil realização João Fonseca consegue conduzir um elenco que soube entender a obra mergulhando no universo de Dorotéia onde a beleza é o ponto de partida.
Três viúvas interpretadas por homens é uma ótima alternativa para dar mais energia e força a essas personagens intensas, porém como vem sendo divulgado não é nenhuma novidade, pois outras montagens da mesma, já usaram desse recurso , mas a diferença aqui é o talento dos atores , que com suas velhas horrorosas lideradas por Dona Flávia interpretada por Gilberto Gawronski, chega a ser um dos pontos altos da montagem, o ator mantém o vigor da personagem e com ele os demais conseguem elevar o nível da encenação.

Aline Moraes é a grande surpresa , parece que a personagem foi escrita especialmente para a atriz. Com uma beleza de tirar o fôlego, Aline vai além a faz todo o contraponto da montagem com uma força e seriedade que o texto exige e Aline soube aproveitar essa personagem rica em nuances e conquista o público a cada aparição.

A peça consegue ser muito atual , onde os valores da beleza sempre é o primeiro ponto a ser julgado, as pessoas viraram escravas das cirurgias plásticas, moda, muitas vezes deixando de ser quem é apenas para se enquadrarem nos “padrões  impostos pela sociedade”.
Nelson Rodrigues deve estar muito feliz esse ano onde se comemora seu centenário, e muitas montagens estão sendo feitas com uma qualidade impecável , e DOROTÉIA não é diferente.



Teatro Raul Cortez | FecomercioSP
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 Bela Vista
Bilheteria: (11) 3254-1700 ou 3254-1631
Em cartaz até 14 de outubro
Horários: sextas às 21h30; sábados às 21h; domingos às 19h

Texto: Nelson Rodrigues
Direção: João Fonseca
Elenco: Alinne Moraes (Dorotéia);
 Gilberto Gawronski (D. Flávia);
Alexandre Pinheiro (Carmelita);
Keli Freitas (Das Dores);
Marcus Majella (D. Assunta da Abadia) e
Paulo Verlings (Maura)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, volte sempre.