sábado, 16 de outubro de 2010

Antunes Filho e o seu CPT


Antunes Filho e o seu CPT

Que o diretor de teatro Antunes Filho tem seu talento e é um grande artista isso ninguém tem dúvida, porém o que me revolta quanto artista é saber que só faz o que faz e é o que é graças ao apoio fundamental do SESC.
Que toda artista precisa de um suporte e patrocino para trabalhar também sabemos.
É muito mais fácil ter uma verba na mão e um teatro a disposição para se fazer um bom trabalho o que com essas condições é mais do que obrigação fazer um excelente trabalho.
Acho que muitos críticos têm medo de dizer algo sobre as montagens do senhor Antunes, pois que pelo posso ver suas montagens nos últimos anos estão na mesmice e nada inovadoras.
O que quero deixar claro nesse texto é minha indignação à pessoa Antunes Filho e ao SESC. Como uma instituição como essas permite que um curso tenha apenas 20 vagas e uma seleção não tal clara, não sabendo o verdadeiro objetivo e critério.
Sabemos que o senhor Antunes sempre seleciona seus atores para fazer o curso pelo perfil que já tem em mente para futuras montagens, por que deixar que todo tipo de pessoa se inscreva?
A seleção desse ano não tem sido tão diferente, as pessoas acham que a seleção é para o curso, mas na verdade já é para a montagem.
Por acaso estão querendo pregar um atestado de idiota nas pessoas?
Tenho total respeito e admiração pelo trabalho que Antunes realiza com seus atores no seu CPT, a qualidade é inegável, mas como pode o SESC uma instituição que trabalha em prol da educação e da cultura deixar o CPT ser algo para poucos?
Ter um salário e um espaço para fazermos pesquisas e trabalhar é algo que todo artista sonha, mas a verba empregada no CPT pelo SESC é algo que poderia ser empregada para outros artistas e suas experimentações. Entrar nesse mérito é complicado.
Não sei se vão entender minha posição nesse texto, tenho certeza que quem ler pode interpretar de mil maneiras, mas cada um tem sua maneira e forma de se expressar.
Continuo respeitando e admirando o belo trabalho que o senhor Antunes Filho realiza no seu CPT.

Um comentário:

  1. Concordo com cada vírgula colocada em sua crítica! Acho q se ele já tinha o perfil em mente não deveria abrir inscrição para todo mundo e sim especificar o perfil q é necessário para suas montagens.
    Referente ao número de vagas, é surreal. Como pode ter vaga para SOMENTE 20 PESSOAS, sendo que o número de inscritos é imenso? Qual o critério de seleção?
    É, infelizmente essas palavras não resultarão em nada... Agora eu consigo entender a senhora q estava fazendo inscrição e virou pra mim, pro Nemu e pra Brígida dizendo: "Todo ano eu me inscrevo... É a quinta vez já"
    Eh foda!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar, volte sempre.