quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bixiga Uma Bela Vista


Na rua 13 de Maio me instalo e vou descobrindo o que vem a ser São Paulo e o tradicional Bixiga. Levo um susto ao saber que a famosa Bela Vista e a Rua 13 de Maio é o que vejo. A maior parte do bairro encontro cortiços e muita sujeira algo que não via muito no interior, porém encontro a bela igreja da Acheropita.
Vou andando e descubro a Rua dos Ingleses com seus belos prédios, é uma rua bem tranquila, encontro o tão famoso e decadente Teatro Ruth Escobar, palco de grandes espetáculos e protestos na época da ditatura.
Vou subindo e descubro a Avenida Brigadeiro Luis Antônio, a Avenida tem muito movimento e muitos mendigos perto de um grande supermercado, mas logo acima encontro a tão falada e deslumbrante Avenida Paulista, com seus prédios enormes e imponentes, lugar de muito dinheiro, pessoas elegantes, de várias tribos e estilos. Não demora muito para perceber que São Paulo é um verdadeiro caos, mas muito interessante.
O tempo passa e me mudo para a Rua Rocha esquina com a Avenida Nove de Julho - me lembro logo da Revolução Contitucionalista.
A Rua Rocha não é muito grande onde praticamente conhecemos pelo menos de vista seus moradores. Descubro a tradicional famosa escola de samba VAI VAI e fico completamente apaixonado por sua história, garra e alegria.
Percebo que toda cidade tem suas belezas e problemas, mas São Paulo ao mesmo tempo que encanta assusta.
Esperava encontrar no Bixiga a colôlonia italiana mas o que encontro são seus novos habitantes vindos geralmente do Norte e Nordeste do país, todos em busca de uma oprtunidade na cidade dos sonhos, fazendo com que São Paulo e a Bela Vista se torne o que é, um verdadeiro caos "organizado" com suas várias cores, estilos, igualdades e diversidades.
Isso é São Paulo, isso é Bixiga Uma Bela Vista.
Foto do site - http://www.italiaoggi.com.br/migrazioni/noticias/migra_20090524a.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar, volte sempre.